ASCENSÃO DA CULTURA DRAG: UM FENÔMENO PÓS-RUPAUL‟S DRAG RACE
Luiz Henrique de Sousa Silva e Aldo Luiz dos Anjos Santos
O fenômeno Rupaul’s Drag Race, no ar desde 2009, se revelou uma relevante porta de entrada para fama para drags estadunidenses, porém os efeitos deste ultrapassou fronteiras e permitiu a ascensão da cultura drag em todo o globo. A globalização e as inovações tecnológicas facilitaram a disseminação do programa, mas esse não pode ser ao único argumento para compreender a ascensão já citada. Logo, o presente trabalho visa compreender o porquê da proeminência do programa na afirmação e expansão da arte drag, para isto trabalha-se com a premissa da identificação do público com as participantes, e a ideia de capitalização, que aborda o processo de celebrização das drags, e subsequente adaptação ao mercado homossexual que está em amplo crescimento.
A VISIBILIDADE DE PABLLO VITTAR NA MÍDIA
JONATHAN TEIXEIRA AIRES
O presente trabalho tem como tema A visibilidade de Pabllo Vittar na mídia. Ao considerar o atual contexto político do Brasil, que é o país com maior número de transexuais e transgêneros assassinados do mundo, torna-se imprescindível abordar essa temática na universidade. Embasado em um referencial teórico relacionado a questões de gênero e à história da arte drag, e com a realização de uma análise de conteúdo no que tange o crescimento da drag queen Pabllo Vittar na mídia, a amplitude do alcance de seu trabalho e o impacto disso para o movimento LGBTQ+, o trabalho tem como objetivo analisar a parceria entre Pabllo Vittar e outros artistas. O intuito é trazer visibilidade ao movimento LGBTQ+ e chamar atenção para o crescimento da arte drag no Brasil e no mundo. Percebe-se o início de uma mudança no pensamento da sociedade através da presença de uma drag queen em tantos canais do meio digital. Conclui-se ainda que o preconceito e a intolerância são muito significativos e que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Divas da subversão: Drag Queens na mídia brasileira
Camila da Silva Wanderley
Este artigo busca analisar as ferramentas subversivas das drag queens evidentes na mídia brasileira. Por meio de seu percurso histórico, análise bibliográfica sobre teoria queer e estudos de casos selecionados, a pesquisa apresentará o travestimento presente na cultura popular brasileira e a popularização das drag queens desde sua presença em eventos sociais até a sua chegada na mídia, em diversos programas com a temática drag, tanto na TV, quanto na internet. Será apresentado também o interesse de sua figura nos estudos queer e a teoria sobre os códigos de gênero, sua prática por todos os sujeitos e como a drag queen pode evidenciá-los e subvertê-los.